Notícia

Global

FAo DG Encoraja os Legisladores a Transformar Sistemas Alimentares

É vital a ação imediata dos parlamentares para adaptar e promover as estruturas legais, políticas e institucionais para acabar com a fome e garantir a disponibilidade de dietas saudáveis ​​e nutricionais, disse José Graziano da Silva, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

"Sendo responsável por aprovar leis e revisar orçamentos, você pode desempenhar um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e na melhoria da nutrição em seus respectivos países", acrescentou. Ele abordou esse tema com cerca de 200 parlamentares participantes da Cúpula Parlamentar Mundial contra a Fome e a Desnutrição em Madrid, Espanha em outubro de 2018.

"Precisamos colocar em prática sistemas alimentares que forneçam alimentos saudáveis ​​e nutritivos que sejam acessíveis a todos", acrescentou, observando que a obesidade deve ser tratada como uma questão pública e não como um problema do indivíduo. Segundo os dados da FAO, existem 821 milhões de pessoas famintas ou 11% da população mundial. Outras formas de desnutrição também aumentarão, sendo que foram relatados 2 bilhões de adultos com sobrepeso e 672 milhões obesos.

"Apesar dos recentes contratempos, um mundo livre de fome e desnutrição ainda está ao nosso alcance, mas devemos agir de forma rápida e decisiva. É a nossa responsabilidade mútua promover a política que permita garantir que todos possam se alimentar com dignidade. Fome zero em 2030 ainda é possível se todos se todos trabalharmos juntos ", concluiu Graziano da Silva.

A FAO também divulgou uma publicação intitulada Alianças Parlamentares contra a Fome e a Desnutrição.

África

Biotecnologia Tem Potencial Enorme para Transformar o Crescimento de Uganda, Diz Ministro

Uganda tem um potencial de biotecnologia imensamente inexplorado, mas promissor para o seu crescimento, disse o Hon. Dr. Elioda Tumwesigye, o ministro de Ciência e Tecnologia, e Inovações. O ministro foi categórico que a bio-economia tem um enorme potencial para trazer mais riquezas que petróleo para o país.

O Hon. Tumwesigye fez as declarações enquanto presidia o Annual Biotechnology Science Awards organizado pelo Consórcio de Biotecnologia e Biossegurança de Uganda (UBBC) em 19 de setembro de 2018. O presidente da UBBC, Erastus Nsubuga, ecoou as opiniões do ministro, dizendo que o investimento em ciência irá percorrer um longo caminho apoiando o desenvolvimento de uma bio-economia.

Hans Peter Christopersen, que representou o embaixador norueguês na premiação, identificou a biotecnologia como fundamental para tornar a agricultura mais eficiente e competitiva. "Uganda tem um potencial agrícola muito rico que vai de plantações a pesca e pecuária, mas permanece em grande parte inexplorado por causa da dependência de práticas agrícolas ultrapassadas", observou.

Durante o evento, os mais destacados inovadores, empreendedores e comunicadores de biotecnologia foram homenageados por promoverem pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia no país.

Para maiores informações sobre a UBBC, entre em contato com Grace Prospero no prospero.ocheng@ubbconsortium.org.


Aliança de Pesquisa Global para Combater a Lagarta do Cartucho ou Lagarta Militar

Pela primeira vez detectada na África em 2016, a invasiva lagarta do cartucho aumentou seu apetite insaciável por outras culturas além do milho, incluindo o sorgo e o painço. A peste continua a ameaçar bilhões de dólares em danos anuais aos alimentos básicos africanos.

Como parte de um esforço global para implantar um programa integrado e sustentável de gerenciamento de lagarta militar adaptado ao contexto africano, 35 organizações se uniram numa coalisão de pesquisa para desenvolvimento e parcerias. O novo consórcio enfoca no desenvolvimento de uma visão compartida de como os agricultores lutarão contra a peste.

O novo Consórcio Internacional da Lagarta do Cartucho Pesquisa para Desenvolvimento irá desenvolver e implementar um plano unificado para combater essa praga de plantas. O consórcio une-se a outros esforços globais e coordena-se com organismos internacionais que trabalham contra essa praga e será co-liderado pelo Centro Internacional de Melhoramento do Milho e do Trigo (CIMMYT) e pelo Instituto Internacional de Agricultura Tropical (IITA).

Para mais detalhes, leia o comunicado de imprensa do CIMMYT.

Ásia e Pacifico

Cientistas Projetam Um Milho Mais Produtivo Para Lidar Com os Climas Futuros

Uma equipe internacional de pesquisa descobriu que eles podem aumentar a produtividade do milho, beneficiando a enzima responsável pela captura de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera. O Dr. Robert Sharwood do Centro do Centro de Excelência em Fotossíntese Translacional da Universidade Nacional da Austrália (ANU), disse que desenvolveram um milho transgênico que produz mais Rubisco, a principal enzima envolvida na fotossíntese. O resultado é uma planta com melhor fotossíntese e, portanto, crescimento, acrescentou Sharwood.

Através da fotossíntese, as plantas capturam CO2 da atmosfera, mas nem todas da mesma maneira. Trigo e arroz usam a via fotossintética C3, enquanto que milho e sorgo usam a via C4 que é mais eficiente. Em plantas C4, o Rubisco funciona mais rápido e são mais tolerantes ao calor e seca através de uma melhor eficiência do uso da água.

O co-pesquisador David Stern, do Instituto Boyce Thompson, um afiliado da Universidade de Cornell, disse que eles descobriram que, se impulsionarem o Rubisco dentro das células de milho, a produtividade da plantação aumentará.

Para mais detalhes, leia o comunicado de imprensa do Centro de Excelência ARC para Fotossíntese Translacional.


Agricultores Filipinos Estão Interessados em Plantar Beringela Bt

Cerca de 160 agricultores, membros e funcionários de municípios selecionados em Camarines Sur, e representantes da academia e organizações não-governamentais reunidos foram informados sobre a ciência da biotecnologia, segurança alimentar e ambiental de cultivos geneticamente modificados, produtos biotecnológicos em preparação, e as existentes diretrizes regulatórias de biossegurança nas Filipinas. Isto ocorreu durante o evento “Biotecnologia 101 e Informe Público da Circular de Serviço Público Comum realizado no Hotel Villa Caceres na cidade de Naga, Camarines Sur em 26 de setembro de 2018.

Cientistas da Universidade das Filipinas Los Baños - Instituto de Melhoramento de Plantas (UPLB-IPB) e da Autoridade de Coco das Filipinas (the Philippine Coconut Authority - PCA) bem como representantes dos departamentos envolvidos na implementação do JDC (Agricultura, Ciência e Tecnologia, Interior e Governo Local, Meio Ambiente e Recursos Naturais) estavam presentes para as discussões e tratar as questões dos participantes.

Durante o fórum aberto, os agricultores expressaram interesse e ansiedade sobre a disponibilidade de cultivos biotecnológicos, em especial a berinjela Bt. Vários agricultores perguntaram se poderiam ser capacitados como produtores de sementes. Membros do projeto da berinjela Bt asseguraram os agricultores que sementes de berinjela Bt serão disponíveis a um preço nominal uma vez que o cultivo seja comercializado e que capacitações sobre o manejo da cultura estarão disponíveis. Os participantes também estavam preocupados com o status do Arroz Dourado, a compatibilidade das culturas Bt com a agricultura orgânica e os impactos potenciais das culturas Bt em sua renda e produtividade.

A atividade que foi a primeira da série de informes públicos, foi organizada pela ISAAA, Escritório do Programa de Biotecnologia do Departamento de Agricultura e Centro Regional de Pós-Graduação e Pesquisa em Agricultura - Centro de Informações sobre Biotecnologia (SEARCA BIC) em coordenação com a Universidade Estadual Central Bicol do Estado da Agricultura (CBSUA).

Para maiores atualizações nas Filipinas, visite o website SEARCA BIC.


Milho Biotecnológico para Impulsionar o Suprimento de Milho no Paquistão

Segundo um estudo, a comercialização de milho biotecnológico no Paquistão deverá impulsionar a produtividade do milho no país. Projeta-se que a rápida adoção do milho biotecnológico no Paquistão, a partir de 2019, proporcionará cerca de US $ 1 bilhão de benefícios adicionais aos agricultores, trabalhadores, corretores e indústria de grãos nos próximos 10 anos.

Em 2016, o milho biotecnológico simples e empilhado - expressando resistência a insetos e tolerância a herbicidas - foi oficialmente aprovado para cultivo comercial pelo Comitê Nacional de Biossegurança (NBC) do Ministério das Mudanças Climáticas (MOCC). Como parte do requerimento regulatório para registro da variedade pelo Departamento Federal de Certificação e Registro de Sementes, Ministério de Segurança Alimentar e Pesquisa Nacional em 2017-18, foram conduzidos os testes de desempenho em campo de híbridos de milho biotecnológico.

Leia mais detalhes no Pakissan.

Europa

O Conselho Internacional de Grãos Prevê um Aaumento na Producão de Milho na Espanha em 2018-19

A Espanha é o maior importador de grãos devido a alta demanda para ração animal. É também um dos dois países europeus adotando cultivos biotecnológicos. O International Grains Council (IGC) divulgou uma previsão de que a produção total de grãos da Espanha em 2018-19 é estimada em 21,7 milhões de toneladas, acima dos 15,8 milhões em 2017-18. A Espanha cultiva o milho Bt em uma escala relativamente grande e, de acordo com o IGC, a produção de milho deverá aumentar de 3,7 milhões em 2017-18 para 4,4 milhões de toneladas.

"A Espanha é o maior produtor de milho Bt na União Europeia – 28 e tradicionalmente defende uma abordagem baseada na ciência para decisões de biotecnologia agrícola", segundo o relatório. "Na Espanha, as plantações de milho transgênico coexistiram com o milho convencional desde 1998".

O relatório também mencionou que os agricultores espanhóis podem decidir cultivar culturas biotecnológicas ou convencionais com base nas condições do mercado. Quase todos os alimentos do mercado têm um rótulo padrão dizendo "contém produtos da GE".

Leia o resumo do relatório da ICG e artigo da World Grain para maiores informações.


Cientistas Líderes em Pesquisas em Plantas Apelam por Uma Política Baseada em Ciências Que Fazem Salvaguardar a Inovação da Reprodução de Plantas na União Européia

Cientistas líderes de mais de 85 centros e institutos de pesquisa de plantas e ciências da vida da União Européia (UE) endossaram um documento de posicionamento que apela urgentemente aos formuladores de políticas europeus para salvaguardar a inovação em ciência de plantas e agricultura. O documento de posicionamento surge após uma recente decisão do Tribunal Europeu de Justiça sobre as técnicas modernas de edição de genes. Cientistas estão muito preocupados que a decisão poderá acarretar em uma moratória de fato em melhoramento vegetal inovador.

"Como líderes europeus no campo das ciências das plantas, estamos comprometidos em trazer soluções inovadoras e sustentáveis ​​para a agricultura, mas somos prejudicados por um marco regulatório desatualizado que não está alinhado com as evidências científicas recentes. Com essa declaração esperamos promover políticas baseadas em evidências na UE, que é de importância crucial para todos nós ", diz Dirk Inzé, Diretor Científico da VIB e um dos iniciadores do documento de posicionamento. O documento de posição tem mais de 500 signatários até o momento.

A decisão do tribunal resulta em agricultores europeus sendo privados de uma nova geração de variedades mais resistentes ao clima e mais nutritivas, que são urgentemente necessárias para responder aos atuais desafios ecológicos e da sociedade. O documento de posicionamento segue uma série de declarações de institutos de pesquisa europeus que apareceram on-line nos últimos meses. A carta também mostra que toda a comunidade científica está convencida de que a recente decisão do TJUE irá travar a inovação agrícola europeia em melhoramento a menos que alguma ação política seja tomada.

Para maiores detalhes, leia o comunicado de imprensa do European Seed Association. O documento de posicionamento está disponível aqui.

Pesquisa

Soja Editada Geneticamente Sendo Colhida Nos EUA

Agricultores em três estados dos Estados Unidos estão colhendo 16’000 acres (~6,475 hectares) de soja desenvolvida pela técnica de edição de genes. A soja deve ser vendida aos consumidores para uso em óleo de fritura, molhos de salada e barras de granola. É a primeira cultura comercializada nos EUA desenvolvida usando a nova técnica promissora.

Em março de 2018, o Secretário de Agricultura dos EUA, Sonny Perdue, divulgou uma declaração que certos produtos de inovações genéticas, como a edição do genoma, não serão regulados porque não há riscos. De acordo com Perdue, as novas técnicas expandem as ferramentas tradicionais de cultivo de plantas porque elas podem introduzir novas características com precisão e rapidez, tornando as culturas melhoradas disponíveis aos agricultores mais cedo do que usando outras técnicas.

Leia mais no BIO SmartBrief.


Eustice: Cultivos Editados Geneticamente São Necessárias

Culturas geneticamente editadas são necessárias se o Reino Unido levar a sério a tentativa de diminuir o uso de pesticidas químicos, de acordo com o ministro do Departamento de Meio Ambiente, Alimentos e Assuntos Rurais (Defra), George Eustice. Ele disse que esta declaração é em resposta à carta dirigida a ele por um grupo de cientistas e líderes da indústria, que exigiu clareza sobre como verificadores do plano Brexit do governo britânico afetaria a pesquisa em edição de genes. A carta foi enviada após a declaração do Tribunal de Justiça Europeu que edição de genes deve ser sujeira as mesmas regulamentações implementadas para modificação genética.

"Não concordamos com o julgamento do Tribunal de Justiça Europeu. Acreditamos que a edição genética e a cisgenese são em grande parte uma extensão das técnicas de melhoramento convencional, como as que temos há décadas", disse Eustice em nome da Defra. "Já é o caso de alimentos GM amplamente vendidos na UE, particularmente para alimentação animal, onde predominam, embora a EU não permita o cultivo... Como decisão, é muito nacional, não afetado por as regras comuns ", enfatizou.

Leia o artigo original no The Scottish Farmer.


Equipe Internacional Criam Novo Tomate Usando A Edição do Genoma

Pela primeira vez, uma equipe internacional de cientistas do Brasil, Estados Unidos e Alemanha criaram um novo cultivo de uma planta selvagem em uma única geração usando o moderno processo de edição do genoma CRISPR-Cas9.

A equipe utilizou o Solanum pimpinellifolium como espécie de planta parental, um tomate selvagem da América do Sul, e o progenitor do tomate moderno cultivado. Os frutos da planta selvagem são tão pequenos quanto o tamanho das ervilhas e o rendimento é baixo, mas são mais aromáticos e contêm mais licopeno do que os tomates modernos.

Os pesquisadores modificaram o tomate selvagem utilizando um "CRISPR-Cas9 multiplexo" de tal maneira que as plantas da prole tiveram pequenas modificações genéticas em seis genes que foram reconhecidos pelos pesquisadores como a chave genética para as características do tomate domesticado. O tomate selvagem modificado produz frutos três vezes maiores, o que corresponde ao tamanho de um tomate cereja. Há agora 10 vezes o número de frutas, e sua forma é mais oval que a fruta silvestre. Esta propriedade é desejada porque, quando chove, frutas redondas se abrem mais rápido que frutas ovais. Outra nova propriedade importante é que o conteúdo de licopeno no novo tomate chega a ser mais do que duas vezes maior do que no genitor selvagem.

Para mais detalhes sobre esta pesquisa, leia o comunicado de imprensa da Universidade de Münster.

Além Biotecnologia Agrícola

Cientistas Eliminam Uma População de Mosquitos Transmissores de Malária Através da Edição de Genes

A cientista Andrea Crisanti do Imperial College London no Reino Unido e colegas editaram o gene doublesex no mosquito no vetor da malária Anopheles gambiae utilizando CRISPR-Cas9.

Através da disrupção do intron 4 para o exon 5 do gene, a versão feminina do gene não foi produzida, portanto conferindo esterilidade. Este gene editado foi introduzido em uma população de mosquitos enjaulados e se espalhou rapidamente entre a população. Depois de sete a onze gerações, a produção de ovos diminuiu progressivamente, e a ocorrência do gene editado entre a população atingiu 100%. Variantes do gene também foram encontradas na população, mas não afetaram a disseminação do gene editado. O colapso total da população foi observado no experimento, enfatizando o papel significativo da edição genética no controle da malária em países como a África.

Para mais informações, leia o artigo na Nature Biotechnology.

Anúncios

APSA Asian Seed Congress 2018

O que: APSA ASIAN SEED CONGRESS 2018

Quando: 12-16 de novembro 2018

Onde: Manila, Filipinas

Visite o website da conferência para maiores detalhes.

Lembretes de Documentos

Cientistas Discutem o Futuro Para CRISPR

As publicações crescentes sobre o uso de CRISPR em seres humanos e outros organismos levam as pessoas a perguntar "O que virá então?" O professor Rodolphe Barrangou da North Carolina State University e editor-chefe do The CRISPR Journal responde a essa pergunta, enquanto discute os próximos passos para CRISPR na palestra Science Matters, que é um evento onde os membros da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) interagem com pessoas por trás de trabalhos publicados pela revista Science.

Em sua palestra, ele enfatizou que os próximos passos importantes para o CRISPR são a expansão de aplicativos comerciais e o aumento da aceitação pública da tecnologia, dizendo que grupos como a AAAS podem ajudar a informar o público sobre os benefícios da CRISPR. Ele diz que "a imaginação é o único limite" quando se trata de CRISPR, e que a revolução CRISPR começou na comunidade empresarial. "O desafio não é tecnológico; o desafio não é científico, o desafio é regulamentação, política e aceitação do público", diz o professor.

Para mais informações, leia o artigo ou assista ao vídeo na Science.


Sumários Atulizados Sobre Cultivos GM E O Ambiente

Versões atualizadas dos seguintes sumários (Pocket Ks) estão agora disponíveis para baixar: ·

Se conoscete colleghi o persone che vogliono ricevere questa newsletter è sufficiente far inviare un messaggio e-mail senza oggetto all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org indicando nel testo la frase: “SUBSCRIBE Crop Biotech Network”

Per non ricevere più questa newsletter inviate un messaggio e-mail all’indirizzo  knowledge.center@isaaa.org indicando come oggetto "unsubscribe newsletter".

Sul sito CropBiotech Net (http://www.isaaa.org/kc) trovate le edizioni precedenti di questa newsletter e una ricca documentazione sulle agrobiotecnologie.

Non esitate a contattarci facendoci pervenire i vostri commenti e le vostre opinioni sui prodotti biotech o sulle tematiche correlate inviando un messaggio e-mail all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org