Notícia

Global

Nova Coordenadora Global da ISAAA

O Serviço Internacional para a Aquisição deAplicações Agro-Biotecnológicas (ISAAA) anuncia a nomeação da Dra. MahaletchumyArujanancomo nova Coordenadora Global da ISAAA. 


A Dra. Arujanan é Diretora Executiva doCentro de Informação de Biotecnologia da Malásia (MABIC) e tem motivadoativamente a rede de Centros de Informação de Biotecnologia da ISAAA através desuas inovações na comunicação da ciência. O Petri Dish, o único jornal deciência na Malásia, foi sua ideia e visa levar ao público notícias deperiódicos acadêmicos. Ela também iniciou o primeiro curso de curta duraçãosobre agro-biotecnologia, biossegurança e comunicação na Ásia para estabelecermemória institucional nesta área ebeneficiar reguladores e cientistasasiáticos. 

A Dra. Arujanan é bacharel em Microbiologiae Bioquímica, mestre em Biotecnologia e PhD em Comunicação Científica na Universidadeda Malásia. Ela está na ISAAA através da MABIC desde 2003 e tem sido uma fortedefensora da biotecnologia, construindo capacidades e formando redes emdiferentes países. Em 2010, ela ganhou o Prêmio Regional para o Leste e Sudesteda Ásia e região do Pacíficoda Academia Mundial de Ciências para EntendimentoPúblico da Ciência. O WorldView da ScientificAmerican nomeou-a como uma das 100pessoas mais influentes em biotecnologia do mundo em 2015. No mesmo ano, aBiotechLawReport publicada por Mary AnnLiebert nos EUA listou a Dra. Arujanancomo uma das mulheres nos Regulamentos de Biotecnologia. O semanário demulheres da Malásia também listou-a como uma das "grandes mulheres donosso tempo" em sua edição de dezembro de 2015. Atualmente, ela também éapontada como especialista em comunicações de Sri Lanka para a Organização deAlimentos e Agricultura em biossegurança.

"Estou no ISAAA desde janeiro de 2003e isso me ajudou a encontrar minha identidade e propósito, assim como a ISAAAmudou o estilo de vida de milhões de agricultores em países em desenvolvimento.Muitos agricultores construíram casas adequadas e enviaram seus filhos paraescolas e faculdades depois de adotar biotecnologia moderna e culturasbiotecnológicas. Essa é a missão que compartilhamos para tornar o planeta maisverde, ao mesmo tempo em que dá benefícios socioeconômicos aos mais pobres quenos alimentam e garantem a segurança alimentar”, diz a Dra. Arujanan. 

A Dra. Arujanan permanecerá em KualaLumpur, na Malásia.Siga aDra.Mahaletchumy Arujanan no Facebook. 

Paramais informações, envie um e-mail para knowledge.center@isaaa.org.


Extremos do Clima Explicam a Variação de 18%-43% do Rendimento Global

Umgrupo de pesquisadores da Austrália, Alemanha, Suíça e EUA quantificou o efeitode extremos climáticos, como secas ou ondas de calor, sobre a variabilidade derendimento de alimentos básicosno mundo. 


Nogeral, as mudanças ano-a-ano nos fatores climáticos durante a estação decrescimento de milho, arroz, soja e trigo primaveril representaram de 20% a 49%das flutuações de rendimento. Os extremos tais como temperaturas excessivas decalor e frio, secas e fortes precipitações, por si representaram 18% -43%dessas variações no rendimento das culturas. 

Oscientistas usaram um algoritmo de aprendizado automatizado, RandomForests, paradescobrir quais os fatores climáticos que mais influenciaram o rendimento dasculturas. Descobriram que os fatores climáticos mais importantes para irregularidadesde produção estavam relacionados à temperatura, e não à precipitação. Tambémidentificaram focos cruciais - áreas que produzem uma grande proporção daprodução agrícola mundial, mas são mais suscetíveis à variabilidade climática eextremos. Foram identificados os seguintes focos cruciais: América do Nortepara produção de soja e trigo de primavera, Europa para trigo de primavera eÁsia para produção de arroz e milho. 

Para mais detalhes, leia o artigo noARC Centre ofExcellence for Climate Extremes.


Ministros G20 de Agricultura Compremeteram - se a Trabalhar Juntos em Prol da Segurança Alimentar Baseada em Ciência

OsMinistros da Agricultura da Argentina, Brasil, Canadá, México e Estados Unidosse reuniram em Niigata, Japão, durante a Reunião dos Ministros da Agriculturado G20 em 12 de maio de 2019, afirmando sua intenção de trabalhar juntos pelasegurança alimentar global e pelo comércio agrícola com base em princípioscientíficos sólidos de análise de risco. 


Asprincipais autoridades agrícolas incluem o secretário argentino daAgroindústria, Luis Miguel Etchevehere; ministra da agricultura, pecuária e abastecimentodo Brasil, Tereza Cristina Dias; ministra da agricultura do Canadá,Marie-Claude Bibeau; secretário mexicano de agricultura e desenvolvimento rural,Victor Villalobos; e osecretário de agricultura dos EUA, SonnyPerdue. Elesemitiram a seguinte declaração: 

"Juntos,trabalhamos em parceria, e em conjunto com outros países, para apoiarabordagens normativas baseadas em riscos e ciências, previsíveis, consistentese transparentes. Nossas cinco nações reconhecem que as inovações no setoragrícola contribuem para melhorar a produtividade, inclusive de pequenos ejovens agricultores, e mulheres rurais, de maneira segura e sustentável, e acapacidade de nossos países de atender à crescente demanda global poralimentos. Com a população mundial projetada para alcançar 9,8 bilhões em 2050,a ciência e a inovação desempenharão um papel fundamental para permitir que osprodutores agrícolas alimentem a todos com segurança. 

"Comolíderes agrícolas do Hemisfério Ocidental, afirmamos nossa intenção detrabalhar em conjunto para promover o comércio agrícola global com base emsólidos princípios de ciência e análise de risco. Também afirmamos nossaintenção de permitir que agricultores e pecuaristas tenham acesso àsferramentas necessárias para: aumentar a produtividade; reduzir perdas e o desperdício;proteger o solo, a água e a biodiversidade; e produzir produtos alimentíciosseguros, nutritivos, a preços acessíveis durante o ano todopara o benefício dapopulação." 


Chocolates Sustentáveis e Pro-OGM Agora Disponíveis para o Público

Apósa sua estreia bem-sucedida em fevereiro, o sustentável e descaradamente pró-OGMEthos Chocolate está novamente disponível para o público. 


Produzidopela “A Fresh Look”, uma organização sem fins lucrativos liderada poragricultores familiares dos Estados Unidos, as barras Ethos Chocolate sãocriadas por chocolateiros artesanais no SPAGnVOLA e sua fazenda de cacaufamiliar na República Dominicana. No entanto, ao contrário da maioria daslinhas de chocolate no mercado hoje, a Ethos Chocolate conta uma história - ados benefícios e produtos da biotecnologia. 

Asquatro variedades, apropriadamente chamadas de:O Otimista, O Sobrevivente, OHeróie o Criador de Tendências, são feitas de frutos de cacau cultivados deforma sustentável, que simbolizama história de sucesso dosOGMs: mamão, maçãs elaranjas. Esses ingredientes também acentuam o potencial das culturas GM nasolução de desafios alimentares no mundo. 

A“Ethos Chocolate” sebeneficiará com uma doação para“A Fresh Look”. As doaçõesbeneficiarão os agricultores familiares e as comunidades agrícolas por trás daprodução das barras de chocolate artesanais. 

Paramais informações, leia o artigo de notícias em A Fresh Look.

Américas

A CTNBio do Brasil Aprova Soja Tolerante a Seca HB4 para Cultivo Comercial

A Comissão Técnica Nacional deBiossegurança (CTNBio) do Brasil deu a aprovação comercial à TMG TropicalMelhoramento & Genética e Verdeca para a soja transgênica tolerante à secaHB4®. A aprovação permite o plantio e a colheita de variedades de soja HB4 noBrasil. 


Além da característica HB4 o evento empilhado com tolerância aherbicidas também foi aprovado. A aprovação da CTNBio é seguida por um períodode 30 dias para comentários públicos, antes da produção do documento deaprovação definitivo. O lançamento comercial da característica HB4 no Brasildepende de aprovações pelos principais países importadores de grãos de sojaque jáestão em andamentoe por uma variedade de processos de registro. 

A característica HB4 já foi aprovada naArgentina e pela Food&DrugAdministration dos Estados Unidos da América(EUA). As submissões regulatórias estão atualmente sendo consideradas peloDepartamento de Agricultura dos EUA, bem como pela China, Paraguai, Bolívia eUruguai. 

Para mais detalhes, leia o comunicado de imprensa da TMG, ou leia o artigo na AgroPages.


Agricultores em Ghana Pressionam o Governo para Acelerar a Comercialização de Cultivos Biotecnológicos

Agricultoresno norte de Gana estão pedindo ao seu governo que acelere a comercialização deculturas geneticamente modificadas (GM) no país. 


Duranteuma coletiva de imprensa em Tamale, representantes de grupos de agricultoressob Aliança de Agricultores Preocupados do Norte expressaram suas aflições como contínuo declínio da produção de algodão e o feijão-frade (ou feijão caupí)naquela parte do país. Eles atribuem esse declínio a repetidos ataques depragas e estão confiantes de que os cultivos transgênicos os ajudarão a lidarcom tais problemas. A Aliança inclui a Associação de Agricultores do Nordeste, Associaçãode Agricultores Juni, Associação de agropecuaristas do Nordeste, e a Associaçãode Produtores e Empresas do Norte. 

AAliança divulgou um comunicado de imprensa entregue pelos convocadores IbrahimAlhassan, da JuniFarmersAssociation, e Nasiru Adams, e daNorthernFarmersAssociation. Em sua declaração, os agricultores disseram que"a biotecnologia como uma ferramenta científica, não é assassina, masusada para modificar geneticamente as sementes para nosso bem. Ela fornecesoluções eficientes para os problemas que os agricultores de Gana enfrentam emnossas operações diárias e outras atividades de produção. " 

"Parao governo de Gana, pedimos agir agora e facilitar a comercialização de sementesde variedades transgênicas, especialmente as de feijão-frade e arroz. Para que os agricultores tenham a variedade GM ao lado dassementes convencionais, estamos simplesmente exigindo nosso direito deescolha." 

Leiao comunicado de imprensa na íntegra no GhanaWeb.Uma estória relacionada está disponível na Cornell Alliance for Science.

Se conoscete colleghi o persone che vogliono ricevere questa newsletter è sufficiente far inviare un messaggio e-mail senza oggetto all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org indicando nel testo la frase: “SUBSCRIBE Crop Biotech Network”

Per non ricevere più questa newsletter inviate un messaggio e-mail all’indirizzo  knowledge.center@isaaa.org indicando come oggetto "unsubscribe newsletter".

Sul sito CropBiotech Net (http://www.isaaa.org/kc) trovate le edizioni precedenti di questa newsletter e una ricca documentazione sulle agrobiotecnologie.

Non esitate a contattarci facendoci pervenire i vostri commenti e le vostre opinioni sui prodotti biotech o sulle tematiche correlate inviando un messaggio e-mail all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org