Notícia

África

NIGÉRIA SALIENTA A IMPORTÂNCIA DA BIOTECNOLOGIA PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR

O Dr. Ogbonnaya Onu, ministro da ciência e tecnologia, anunciou que o Governo Federal da Nigéria está trabalhando arduamente para a aplicação deengenharia genética e biotecnologia. Isso é para garantir a segurança alimentar no país, pois reconhece aimportância de ambos os campos no aumento da produção local de alimentos e nadiminuição da necessidade de contínua importação de alimentos e mercadorias deoutros países. 


O anúncio foi feito durante um workshop de treinamento em Abuja, na Nigéria, onde cientistas de 21 países estavam presentes para participar de um treinamento básico de laboratório sobre detecção e identificação de organismos vivos modificados. 

Em sua declaração, o ministro Onu disse que o Ministério da Ciência e Tecnologia continuará a apoiar a Agência Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia, ou NABDA. O mandato da NABDA é promover, coordenar eimplantar pesquisas e desenvolvimento de ponta em biotecnologia, processos eprodutos para o bem-estar socioeconômico da Nigéria. Através do NABDA, o Ministério visa fortalecer a agricultura da Nigéria e, ao mesmo tempo, proteger o meioambiente, além de garantir a rápida industrialização. 

O ministro Onu também elogiou os organizadores do workshop por permitir que os cientistas se unam para ajudar a preenchera lacuna de conhecimento em engenharia genética e biotecnologia, que ele acredita que beneficiará desenvolvedores e consumidores. Um melhor conhecimento de ambas astecnologias terá um impacto positivo no crescimento e desenvolvimento nacionalda Nigéria por meio da melhoria das culturas e da produção animal. 

Leia a declaração oficial do Ministério Federal de Ciência e Tecnologia https://scienceandtech.gov.ng/2019/09/17/fg-to-apply-bio-tech-for-food-security/

Américas

BIÓLOGOS IDENTIFICAM SEIS GENES EM MILHO RESPONSÁVEL PELA PRODUÇÃO DE ANTIBIÓTICOS DE PLANTAS

Yezhang Ding, Alisa Huffaker e Eric Schmelz, da Universidade da Califórnia em San Diego, e seus colegas desenvolveram uma abordagem sistemáticae combinada para identificar genes no milho que produzem coquetéis antibióticos surpreendentemente diversos que podem atuar como misturas defensivas contrainúmeras doenças. 


No estudo, os biólogos da UC San Diego descrevem como eles combinaram uma série de abordagens científicas para identificar claramente seis genes que codificam enzimas responsáveis ​​pela produção de antibióticos essenciais para o milho conhecidos por controlar a resistência a doenças. 

As plantas de milho sem defesas antibióticas de moléculas pequenas geralmente sofrem aumentos dramáticos na suscetibilidade a doenças fúngicas. Um passo evolutivo foi uma duplicação relativamente recente de genes, há três milhõesde anos, a partir da via hormonal responsável pelo crescimento das plantas chamada giberelinas. Duas enzimas oxidativas altamente promíscuas denominadas citocromo P450s foram caracterizadas para produzir reações únicas diferentes das vias conhecidas deconíferas. O esforço contou com mais de2.000 amostras de plantas, cada uma com 36.861 transcrições, abrangendo 300 linhas de milho diferentes para sistematicamente restringir candidatos edefinir milhos com via para antibióticos eficazes contra patógenos fúngicos. 

Ásia e Pacifico

BERINJELA BT – TECNOLOGIA IMPULSIONAO RENDIMENTO E REDUZ USO DE PESTICIDAS EM BANGLADESH, RELATA IFPRI

A berinjela Bt aumentou o rendimento em 42%, reduziu o custo do cultivoem 31%, e reduziu as aplicações de pesticidas em 51%. Levando a menos relatos desintomas de exposição a pesticidas. Segundoo relatório sobre os impactos da tecnologia Bt Brinjal (berinjela) em Bangladesh, publicado pelo Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI) e pela Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID). 


Brinjal ou berinjela é uma cultura de alto valor amplamente cultivada e consumidaem Bangladesh. No entanto, é suscetívela ataques de brocas nas frutas e caules levando os agricultores a aplicar pesticidas altamente tóxicos. Isso incentivou os cientistas de Bangladesh, juntamente com os pesquisadores da Mahyco, a desenvolver variedades de brinjal geneticamente modificadas resistentes abroca. Após 10 anos de pesquisa e desenvolvimento, o Bt brinjal resistente a insetos foi lançado comercialmente no país em 2013. O IFPRI, no âmbito do Programa de Apoio à Pesquisa e Estratégia de Políticas de Bangladesh para Segurança Alimentar e Desenvolvimento Agrícola e com o apoio da USAID, estudou o impacto do Bt brinjal em Bangladesh. 

As principais conclusões doestudo são as seguintes: 
  • Redução de 47% no custo de aplicação de pesticidas 
  • Redução de 51% no número de aplicações de pesticidas 
  • Aumento de 42% do rendimento líquido, equivalente a um aumento de 3.622kg por hectare 
  • Redução de 31% (por kg) no custodo cultivo de berinjela 
  • Os agregados familiares dos que plantam brinjal Bt tiveram redução de 10% na probabilidade de relatar sintomas de exposição a pesticidas 
Com base nos resultados, o Bt brinjal teve impactos socioeconômicos, ambientais e de saúde positivos significativos em Bangladesh. 

Faça o download do relatório completo da USAID.https://pdf.usaid.gov/pdf_docs/PA00TZ7Z.pdf

Europa

BIÓLOGOS DA UNIVERSIDADE DE UTRECHT DESCOBRIRAM COMO TORNAR PLANTAS TOLERANTES A INUNDAÇÃO

O aquecimento global resultou não apenas no aumento da incidência desecas e ondas de calor, mas também no aumento das chuvas, o que aumenta o riscode inundação. As inundações são umgrande problema para as culturas, pois água em excesso priva as plantas de oxigênio e as sufoca. Cientistas da Universidade de Utrecht descobriram como algumas plantas rapidamente detectam quandose encontram debaixo d'água quando inundadas e como essas plantas iniciam processos que as impedem de se afogar. 


Os cientistas descobriram que as plantas usam o hormônio etileno como um sinal para desencadear reações de sobrevivência subaquática. De acordo como estudo, o acúmulo de etileno em plantas inundadas desencadeia uma resposta desobrevivência em um estágio inicial, mesmo antes da queda dos níveis de oxigênio. 

Sjon Hartman, biólogo de plantas do grupo de Ecofisiologia Vegetal da Universidade de Utrecht, disse: "Uma planta que entra em modo de sobrevivência precoce pode durar mais tempo debaixo d'água o que pode fazer a diferençaentre vida e morte". Os líderes de pesquisa, Dr. Rashmi Sasidharan e o Prof. Rens Voesenek, disseram que a descoberta tem um grande potencial para o desenvolvimento futuro de culturas tolerantes a inundações. "Agora que conhecemos os genes associados à sobrevivência das inundações, podemos introduzi-los novamente em plantas que não os possuem e, assim, programar para que plantas inundadas entrem no modo de sobrevivência mais cedo", acrescentaram. 

Para mais detalhes, leia a notícia no site da Universidade de Utrecht. https://www.uu.nl/en/news/utrecht-biologists-uncover-a-way-to-waterproof-plants


GENES SALTADORES DO TOMATE PODEM AJUDAR A ACELERAR O DESENVOLVIMENTO DE RESISTÊNCIA À SECA

Pesquisadores do Laboratório Sainsbury da Universidade de Cambridge (SLCU) e do Departamento de Ciências Vegetais descobriram que o estresse hídrico pode desencadear a atividade de uma família de genes que saltam (retrotransposons Rider),que sabidamente contribuem para a forma e a cor das frutas nos tomates. A pesquisa revelou que a família Rider de transposons também está presente e ativa em outras plantascomo canola, beterrabae quinoa. 


Transposons ou genes saltadores, são fragmentos móveis de código de DNA que se copiam para novas posições dentro do genoma. Descobertos pela cientista vencedora doprêmio Nobel Barbara McClintock na década de 1940, somente agora os cientistas estão percebendo que os transposons não são lixo, mas na verdade desempenham umpapel importante no processo evolutivo, e na alteração da expressão gênica enas características físicas das plantas. 

Essa descoberta traz uma novafonte potencial de novas variações de características que podem ajudar asplantas a lidar melhor com as condições mais extremas provocadas pelas mudanças climáticas. Ao identificar que a atividade Rider é desencadeada pela seca, sugere que ele pode criar novas redesde regulação de genes que ajudariam uma planta a responder à escassez de água. Isso também significa que o Rider poderiaajudar a desenvolver culturas mais adaptadas ao estresse hídrico, fornecendo aeles genes de resposta à seca de outras culturas. 

Para mais detalhes, leia anotícia no site da Universidade de Cambridge. 

Pesquisa

NOVO SISTEMA DE CLONAGEM PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE CULTURAS EDITADASSEM TRANSGENE

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência na Espanha e da Universidade de Durhamno Reino Unido desenvolveram e testaram sistemas declonagem para edição de genoma. A nova técnica desenvolvida fornece uma opção para a eficiente eliminação do sistemade edição, minimizando a chance de mutações não almejadas. 


O novo sistema de clonagem modular, chamado Golden Braid, foi testado em tomates, arroz e Arabidopsis. Verificou-se que a visualização da fluorescência funcionou bem em sementes secas indicando a presença de transgenes em tomate, arroz e Arabidopsis.Isto possibilita uma maneira eficiente deselecionar sementes secas T2 sem transgenes. Os pesquisadores detectaram a edição genética de características selecionadas em plantas T2 e identificaram plantas modificadas por genes homozigotos com diferentes mutações. 

Os resultados do estudo publicado em Frontiers in Plant Science mostram que a estratégia possibilita a colheita de plantas editadas sem transgene após uma única geração. 

Leia o artigo de pesquisa para mais detalhes. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpls.2019.01150/full

Se conoscete colleghi o persone che vogliono ricevere questa newsletter è sufficiente far inviare un messaggio e-mail senza oggetto all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org indicando nel testo la frase: “SUBSCRIBE Crop Biotech Network”

Per non ricevere più questa newsletter inviate un messaggio e-mail all’indirizzo  knowledge.center@isaaa.org indicando come oggetto "unsubscribe newsletter".

Sul sito CropBiotech Net (http://www.isaaa.org/kc) trovate le edizioni precedenti di questa newsletter e una ricca documentazione sulle agrobiotecnologie.

Non esitate a contattarci facendoci pervenire i vostri commenti e le vostre opinioni sui prodotti biotech o sulle tematiche correlate inviando un messaggio e-mail all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org