Notícia

Global

A Situação Global Dos Cultivos Biotecnológicos/GM Comercializados Em 2017

A ISAAA lançou o recente relatório sobre a adoção global dos cultivos em 2017. O relatório mostra que a área global de cultivo GM aumentou em 3% em 2017 ou 4,7 milhões de hectares. Para mais detalhes, faça o download do relatório.


“Os OGMs São Vitais Para Combater A Fome” Disse O Ganhador Do Prêmio Nobel, Sir Richards J. Roberts

Durante a 68a Reunião do Prêmio Nobel em Lindau realizada de 24 a 29 de junho de 2018, o ganhador do Prêmio Nobel Sir Richard J. Roberts, falou sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs), enfatizando os seus benefícios e como eles podem fornecer alimentos nutritivos para os países em desenvolvimento em todo o mundo.

Em 26 de junho de 2018, Roberts, que lidera a iniciativa “Carta dos ganhadores do Prêmio Nobel apoiando a Agricultura de Precisão (OGMs inclusive)”, uma campanha que conta com 133 laureados com o Nobel apoiando OGMs, proferiu um discurso apaixonado. Ele disse que "existem 800 milhões de pessoas com fome no mundo, para estes comida é como remédio!” Na verdade, ele continua: “olhando os vegetais e cultivos atuais, praticamente tudo o que comemos hoje, já foi geneticamente modificado em comparação com as plantas originais".

O ganhador do Prêmio Nobel de 1993 também discutiu as sérias consequências da reação que os OGMs receberam. Usando o Golden Rice como exemplo, ele disse que ignorar deliberadamente a ciência que sustenta os OGMs é tolo e perigoso. Milhões de crianças morreram ou sofreram comprometimento do desenvolvimento devido à falta de vitamina A em sua dieta. O Arroz Dourado poderia reverter isso, mas foi alvo de ambientalistas, simplesmente porque é um OGM. Ele também perguntou quantas crianças mais precisam morrer antes que isso seja considerado um crime contra a humanidade?

Para maiores detalhes, leia o artigo do blog e veja o vídeo da apresentação na página o website da Reunião do Prêmio Nobel.

Américas

Soja Libertylink® Gt27™ Comercializada Nos EUA

O lançamento comercial dos grãos de soja LibertyLink® GT27 ™ (Evento FG72 x LL55) nos EUA foi anunciado pela MS Technologies ™ e pela Bayer. As características do novo empilhamento do LibertyLink® GT27™ beneficiarão os produtores de soja uma vez que é o primeiro no mercado que combina a tolerância ao Liberty® (glufosinato de amônio), glifosato e um novo modo de ação herbicida do tipo HPPD para a soja, aguardando aprovação da EPA. O novo herbicida HPPDi (Grupo 27) em desenvolvimento será o primeiro de seu tipo disponível para uso em soja. Não há herbicidas HPPDi aprovados para uso em soja.

A soja LibertyLink® GT27™ recebeu todas as aprovações de importação requeridas para avançar a comercialização em 2019 e será amplamente licenciada em toda a América do Norte. Atualmente, mais de 100 empresas de sementes assinaram para oferecer a soja LibertyLink® GT27™ em suas marcas em 2019.

"A comercialização da soja LibertyLink® GT27 ™ é um grande marco para nós em nossos esforços contínuos para oferecer aos produtores de soja soluções de gerenciamento de ervas daninhas mais eficazes", disse Rick Turner, diretor de sementes da Bayer.

Para mais informações, leia o comunicado de imprensa da MS Technologies ™.

Ásia e Pacifico

Austrália (OGTR) Aprovou A Liberação Comercial Do Cártamo GM

O Escritório Regulador de Tecnologia de Genes da Austrália (OGTR) emitiu a licença DIR 158, autorizando a liberação comercial de cártamo geneticamente modificado (GM) para elevada composição de ácido oleico.

O cártamo GM será liberado na Austrália. O cártamo GM e seus produtos derivados podem entrar no comércio geral, para uso na produção industrial de óleo e ração anual. O cártamo GM não será usado na alimentação humana.

Tanto o Plano de Análise e Gerenciamento de Risco e a licença foram finalizados após considerar contribuições recebidas durante a consulta com o público, governos estaduais e territoriais, órgãos governamentais australianos, o Ministro do Meio Ambiente, o Comitê Técnico Consultivo de Tecnologia de Genes e os conselhos locais.

O Plano de Análise e Gerenciamento de Risco, seu resumo, a licença e as Perguntas e Respostas estão disponíveis online em inglês da página DIR 158 do OGTR.


Especialistas Lidam Com A Importância Da Comercialização De Cultivos GM Em Beijing

Mais de 150 interessados do governo, universidades, instituições de pesquisa, empresas locais e internacionais, e 13 praticantes de mídia tradicional e on-line participaram do Seminário de Industrialização de Cultivo Biológico 2018 co-organizado pela Sociedade Chinesa de Biotecnologia, Sociedade Chinesa de Fisiologia Vegetal e Biologia Molecular, Sociedade Chinesa de Ciência de Cultivos, Sociedade Chinesa de Proteção de Plantas, a Sociedade Chinesa de Agro-biotecnologia e a ISAAA na Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (Chinese Academy of Agricultural Sciences - CAAS) em Beijing, na China no dia 11 de julho de 2018.

O professor Zhu Zhen do Instituto de Genética e Biologia do Desenvolvimento, da Academia Chinesa de Ciências, e o professor Zhang Chunyi, diretor do Centro de Informações sobre Biotecnologia da China (ChinaBIC), moderaram o evento. O professor Xu Zhihong, acadêmico da Academia Chinesa de Ciências e ex-presidente da Universidade de Pequim, atuou como presidente e deu uma mensagem durante o seminário. Ele enfatizou a importância da educação agro-biotecnológica na China e criticou os rumores sobre as culturas GM.

O Dr. Paul Teng, presidente da ISAAA, apresentou “A Situação Global dos Cultivos Biotecnológicos/GM Comercializados Em 2017”. A Dr. Rhodora Aldemita, diretora do Centro Global de Conhecimento sobre Biotecnologia de Cultivos revisou a adoção de cultivos biotecnológicos na Ásia-Pacifico. O Prof. Liu Yaoguang, acadêmico da Academia Chinesa de Ciência e professor da Universidade Agrícola do Sul da China palestrou sobre Tecnologias de Edição de Genomas de Plantas e suas Aplicações em Pesquisas de Função de Genes e Modificação Genética. A He Xiaodan, vice-diretora do setor do departamento de Segurança de OGMs e Direitos de Propriedade Intelectual, Ciência e Educação, do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, explicou a Estrutura de Regulamentação de Segurança da Agro-biotecnologia na China.

Para maiores informações sobre desenvolvimento em agro-biotecnologia e cultivos biotecnológicos na China, entre em contato com ChinaBIC no zhangt@mail.las.ac.cn. Abaixe o relatório: A Situação Global dos Cultivos Biotecnológicos/GM Comercializados em 2017 da ISAAA.


Agricultores Filipinos Estão Perdendo Uns US$634 Milhões Devido Aos Atrasos Da Comercialização Da Beringlea Bt

As Filipinas estão perdendo uns 33.85 bilhões de pesos filipinos (US$634 milhões de dólares americanos) por causa do atraso na comercialização da berinjela Bt, resistente a insetos, segundo o Dr. Cesar Quicoy, um economista da Universidade das Filipinas, Los Baños.

O dr. Quicoy estudou o custo do atraso da comercialização da berinjela Bt no país em três cenários diferentes: com uma taxa de adoção de 15%, 30%, e de 50% da produção total de berinjela. Com uma taxa de adoção de 50%, os agricultores poderiam ter ganhado pelo menos P33.852 em rendimentos para o primeiro ano da comercialização de berinjela Bt. Por volta do décimo ano de adoção, os agricultores poderiam ter ganho um total de P374.889 bilhões de pesos filipinos. O cultivo, desenvolvido pelo Instituto de Melhoramento Vegetal poderia dobrar os rendimentos líquidos dos agricultores.

O dr. Quicoy apresentou os resultados do seu estudo durante o simpósio “The Economics of Biotech Crops: A Symposium to Promote Economic and Financial Literacy “ realizado no dia 17 de julho de 2018 no auditório Umali SEARCA em Los Baños, Laguna, Filipinas. Leia mais sobre o assunto no Business Mirror.

Europa

Organizações E Líderes Científicos Enviam Carta Aberta Para O Presidente Da Comissão Européia Sobre Edição De Genomas De Plantas

Mais de 60 organizações, incluindo centros de pesquisa públicos e privados, universidades, academias, institutos técnicos, organizações agrícolas profissionais e líderes científicos de diferentes países europeus pediram uma "Iniciativa Européia para a Edição do Genoma de Plantas".

Numa carta aberta direcionada ao Presidente da Comissão Européia, Jean-Claude Juncker, os signatários enfatizaram que a União Européia não deve perder as oportunidades oferecidas por edição de genomas em plantas. A carta sugere três ações que podem ser tomadas rapidamente para possibilitar que a Europa, através dos setores públicos e privados, se posicione novamente na vanguarda da inovação do melhoramento de plantas, no interesse dos consumidores, agricultores, do meio ambiente e da indústria.

  1. Adotar uma interpretação coerente da definição de OGMs prescrita na Directiva da EU (Directive EC 2001/18/);
  2. Designar uma autoridade da UE para confirmar a exclusão ou isenção da Diretiva 2001/18 / CE da UE;
  3. Iniciar discussões com países exportadores e importadores de produtos agrícolas para harmonizar o status regulatório de plantas derivadas da edição do genoma.
Leia a carta na íntegra em Inglês, Francês, ou Alemão.

Pesquisa

Edição De Genoma Na Agricultura: Métodos, Aplicações E Governança

O Conselho de Ciência e Tecnologia Agrícola (The Council for Agricultural Science and Technology - CAST) lançou um documento intitulado Edição de genoma na agricultura: métodos, aplicações e governança. CAST explica que edição de genomas é um poderoso novo método que possibilita controle sem precedentes sobre o material genético e oferece a oportunidade de fazer avanços rápidos que influenciam as práticas agrícolas. O documento aborda o conceito explicando os seguintes tópicos: 

  • Como a edição de genes é realizada 
  • Como se relaciona com os processos de melhoramento tradicional e outros meios de modificação
  • Que limitações potenciais podem surgir com essa abordagem, e 
  • Quais fatores atuais afetam a governança da edição de genes.

Embora haja muito a ser aprendido, é claro que o desenvolvimento da edição de genomas para melhoramento de cultivos e pecuária se beneficiará da regulamentação baseada em ciência e atenta ao valor, que promova tanto a inovação como a transparência. O novo recurso visa fornecer uma base conceitual e é baseado em conhecimento para agências reguladoras, formuladores de políticas, instituições de pesquisa públicas e privadas, indústria e público em geral.

Faça o download de uma cópia do relatório no site da CAST.


Cientistas Chineses Desenvolvem Um Sistema Aprimorado De CRISPR

O sistema CRISPR-Cas9 tem sido usado amplamente para induzir mutações direcionadas em uma variedade de espécies. Em Arabidopsis, CRISPR depende de células editadas nas quais a proteína Cas9 obtém linhagens mutantes hereditárias e estáveis. Pesquisadores da universidade de Fudan projetaram um sistema CRISPR-Cas9 melhorado, chamado de sistema MSC (meiócito específico, sigla do inglês referente a “meiocyte-specific CRISPR-Cas9”). Nesse sistema, a expressão do Cas9 é conduzida por um promotor específico de meiócitos experimentalmente aprovado.

Para testar o sistema, a equipe, liderada por Penghui Xu, teve como alvo dois genes endógenos, o gene vegetativo AtDET2 e o gene reprodutivo AtDMC1. Na geração T1, plantas heterozigotas para os genes alvos foram obtidas com alta eficiência. Enquanto que plantas homozigotas foram obtidas em abundancia na geração T2.

A equipe também fez um sistema MSC-suicida, que pode editar o gene endógeno alvo e o gene exógeno Cas9 simultaneamente, mantendo os alelos mutados estáveis ​​para estudos funcionais.

Esses dois novos sistemas fornecem novas abordagens para gerar mutações para estudos funcionais de genes. Para mais informações, leia o artigo em Frontiers in Plant Science.

Anúncios

Eventos

Plant Genomics & Gene Editing Congress: USA

1 e 2 de Outubro de 2018 Filadelfia, EUA

Lembretes de Documentos

Atualizações de aprovações de culturas GM

México aprovou o evento do milho MON89034 x MON87460 (HT + ST) para alimentação. México aprovou o evento de canola/colza 73496 x RF3 (HT + PC) para alimentação. México aprovou o evento do milho MON89034 x TC1507 x NK603 x MIR162 x DAS40278(HT + IR) para alimentação. México aprovou o evento do milho MON87427 x MON87460 x MON89034 x TC1507 x MON87411 x 59122 (HT + IR + ST) para alimentação. O novo evento do milho tem tolerância a herbicidas glifosato e glifosinato, resistência e coleóptero e lepidóptero, e tolerância ao estresse da seca. México aprovou o evento do milho MON87427 x MON89034 x TC1507 x MON87411 x 59122 x DAS40278 (HT + IR) para alimentação. México aprovou o evento do milho MZHG0JG (stacked HT) para alimentação. Visite o banco de dados: GM Approval Database para outras atualizações.

Se conoscete colleghi o persone che vogliono ricevere questa newsletter è sufficiente far inviare un messaggio e-mail senza oggetto all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org indicando nel testo la frase: “SUBSCRIBE Crop Biotech Network”

Per non ricevere più questa newsletter inviate un messaggio e-mail all’indirizzo  knowledge.center@isaaa.org indicando come oggetto "unsubscribe newsletter".

Sul sito CropBiotech Net (http://www.isaaa.org/kc) trovate le edizioni precedenti di questa newsletter e una ricca documentazione sulle agrobiotecnologie.

Non esitate a contattarci facendoci pervenire i vostri commenti e le vostre opinioni sui prodotti biotech o sulle tematiche correlate inviando un messaggio e-mail all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org