Notícia

Global

Previsão: O Mercado Global de Agrobiotecnologia DeveCrescer Significantemente nos Próximos 4 Anos

A Technavio informaque o mercado de biotecnologia agrícola deverá crescer em quase 21.2 bilhões dedólares americanos durante 2018-2022. No relatório publicado em dezembro de 2018, Technavio, uma empresa de pesquisa de mercados publicou um relatóriosobre o mercado das principais tecnologias. Afirmou que o mercado global de biotecnologia agrícola acelerará nos próximos quatro anos, com uma taxa anualde crescimento de quase 11%. Sendo que 53 % desse crescimento virá das Américas. O relatório identificou o aumento da demanda para cultivos com maior rendimento como um dos principais fatores da taxa de crescimento. 


O referido relatório também incluiu a análise do cenário competitivo do mercado e informações sobre produtos em diferentes empresas, incluindo BASF, Bayer, ChemChina, DowDuPont e Eurofins Scientific. Também forneceu a previsão da contribuição dos vários segmentos de aplicações para o crescimento ou o tamanho do mercado. Em particular, orelatório previu que o segmento de sementes transgênicas será responsável pelamaior participação no mercado devido a sua maior adoção em diferentes países.


Aumento doConhecimento Sobre Alimentos GM Leva a Atitudes Mais Positivas, Conclui Estudo

Um estudo conduzidopor um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos, Holanda e Reino Unido relataque ensinar as pessoas sobre a ciência por trás de alimentos geneticamentemodificados (GM) aumenta o conhecimento. Além de tornar as atitudes maispositivas em relação à GM, aumentar a disposição de comer alimentos GM eperceber os alimentos transgênicos como menos arriscados. 


Cultivos e alimentosGM frequentemente enfrentam dura oposição pública, embora poucas pesquisastenham sido feitas para entender por que isso acontece. Essa equipe depesquisas realizou quatro estudos que viram a falta de alfabetização datecnologia GM como um forte e único indicador do ceticismo de alimentosgeneticamente modificados. 

Os estudos 1 e 2mostraram que conhecimento da tecnologia GM é único para prever atitudes acimade controles demográficos e de conhecimento geral. O estudo 3 confirmou que ovalor preditivo exclusivo do conhecimento específico da GM era o mesmo nos EUA,no Reino Unido e na Holanda. O quarto e último estudo procurou superar essafalta de conhecimento ensinando às pessoas a ciência básica por trás datecnologia GM, usando um delineamento experimental longitudinal de cincosemanas. 

Os resultadosmostraram que aprender sobre a ciência por trás da tecnologia GM leva aatitudes mais positivas, maior disposição para comer produtos transgênicos e diminuia percepção de alimentos geneticamente modificados como arriscados. Essesresultados fornecem um molde relativamente simples para intervenções futuraspara superar o ceticismo da GM, sugerindo que pesquisadores e cientistas possamoptar por concentrar em comunicar e alfabetizar sobre ciências e tecnologia GM. 

Para mais detalhes,leia a versão depré-impressão .


Estudo Conclui QueOponentes de Alimentos GM São os que Sabem Menos do Assunto Embora Pensem queEles Saibam Muito

As pessoas com asvisões mais extremas contrárias aos alimentos geneticamente modificados (GM) estãoenganadas em quanto sabem sobre a ciência dos alimentos geneticamentemodificados, pensam que sabem mais, mas na verdade, eles sabem o mínimo, deacordo com uma nova pesquisa publicada na Nature Human Behavior. A pesquisa foiuma colaboração entre pesquisadores da Leeds School of Business, em CU Boulder, da Washington University em St. Louis, da University of Toronto e da University of Pennsylvania.


Pesquisadores de marketing e psicologia perguntaram a mais de 2.000 adultos americanos eeuropeus por suas opiniões sobre alimentos transgênicos. As pesquisas perguntaram aos respondentes o quanto eles achavam que entendiam sobre osalimentos transgênicos. E, em seguida, testaram o quanto eles realmente sabiamcom uma série de perguntas sobre genética eciência em geral. 

Este resultado éperverso, mas é consistente com pesquisas anteriores sobre a psicologia doextremismo", disse Philip Fernbach, principal autor do estudo e professorde marketing da Leeds School of Business. "As visões extremas geralmentesurgem de pessoas que pensam que entendem melhor tópicos complexos do que a realidade”.

Os pesquisadores descobriram que, apesar do consenso científico de que os alimentos transgênicos são seguros para o consumo humano, muitas pessoas se opõem ao seu uso. Mais de 90% dos entrevistados relataram algum nível de oposição aos alimentostransgênicos. Nicholas Light, um doutorando em marketing da Leeds School of Business sugere que para mudar que mudar a opinião das pessoas primeiro requerque elas reconheçam o que não sabem. Ele acrescentou que, sem esse primeiropasso, as intervenções educacionais podem não funcionar muito bem para alinharas pessoas com o consenso científico.

Leia mais sobre estapesquisa em CU Boulder Today.

África

NigériaAprova Primeiro Cultivo de Alimentos GM Para Cultivo Aberto

A Nigéria está nocaminho para se tornar o primeiro país a cultivar feijão-frade biotecnológicodepois que a agência de biossegurança do país concedeu a aprovação dessecultivo pelos agricultores. Este desenvolvimento adiciona uma nova safra àcesta global de biotecnologia da África. A Agência Nacional de Biossegurança(NationalBiosafety Management Agency - NBMA) permitiu que o Instituto dePesquisa Agropecuária (IAR) liberasse comercialmente o evento de feijão-fradeAAT709A geneticamente melhorado para resistir à praga de insetos lepidópteros Marucavitrata. A licença é válida até ofinal de 2022. 


Em um documentodatado de 22 de janeiro de 2019, a Agência informou que a emissão da licençafoi feita após considerar o parecer do Comitê Nacional de Biossegurança,Subcomitê Técnico Nacional de Biossegurança e o relatório de avaliação egerenciamento de risco fornecido pelo IAR. 

"Depois de umaanálise minuciosa do dossiê de aplicação, do Plano de Avaliação de Risco e deGerenciamento de Risco preparado em conexão com a avaliação da aplicação, éimprovável que a liberação proposta tenha um impacto adverso no meio ambiente ena saúde humana", lê-seem parte do documento. 

A aprovação é oculminar de mais de nove anos de testes intensivos em feijão-caupígeneticamente modificado (GM) que pode resistir à broca de vagem Marucavitrata, um inseto que pode causarperdas de até 80% da safra. A liberação é um alívio para milhões deagricultores nigerianos que dependem do feijão caupí para alimento e renda. 
Os resultados dapesquisa, liderada pelo Instituto de Pesquisa Agrícola da Nigéria em parceriacom a AfricanAgricultural Technology Foundation (AATF), mostraram que ofeijão-frade (ou feijão-caupí) Bt reduzirá o uso de pesticidas de oito paracerca de duas pulverizações por estação e aumentará o rendimento em até 20%.Isso significa que a Nigéria registrará um aumento de receita em mais de N48bilhões (US $ 132 milhões) por ano a partir do feijão-caupí. 

Este é o segundocultivo GM a ser lançado na Nigéria, após o algodão Bt, que foi aprovado paracultivo em campo aberto no ano passado. 

Para maisinformações sobre o projeto, entre em contato com o Prof. Mohammad Ishiyaku em mffaguji@hotmail.com. Veja o documento de decisãoda NBMA.

Europa

CulturasMelhoradas Podem Duplicar a Produção Agrícola na Europa

Wageningen University & Research(WUR) estão trabalhando no projeto CropBooster-P da União Européia (EU), umroteiro para tornar as culturas agrícolas à prova do futuro. O projeto CropBooster-Pda UE desenvolverá umarota para dobrar de forma sustentável o rendimento dasculturas da Europa até 2050. E preparar estas culturas para as necessidades e oclima futuro da Europa. Essas culturas devem ter maior rendimento, usootimizado de água e minerais e o mais alto valor nutricional e qualidadepossíveis. 


Segundo René KleinLankhorst da WUR, dobrar o rendimento da agricultura europeia até 2050 é viávelotimizando a fotossíntese. "As atuais safras agrícolas agora convertemcerca de 0,5 a 1%, uma porcentagem surpreendentemente baixa de luz solar embiomassa. Dobrar a porcentagem para 1 a 2% é tudo o que precisamos e já foiprovado cientificamente que isso é possível." Lankhorst acrescenta que asculturas melhoradas também terão que usar água e minerais como nitrogênio efósforo de maneira muito eficiente. 

Para mais detalhessobre o CropBooster-P EU, leia o artigo de notícias doWUR.


EFSA:Milho GM (MON 89034x1507xMON 88017x59122xDAS-40278-9) e Soja (A2704-12) SãoSeguras

A AutoridadeEuropeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) emitiu pareceres científicossobre a avaliação do milho transgênico (MON 89034x1507xMON88017x59122xDAS-40278-9) e da soja (A2704-12) concluindo que ambos são segurospara liberação. 


O milho transgênicode cinco eventos e suas sub-combinações foram submetidos à caracterizaçãomolecular, análise comparativa (características agronômicas, fenotípicas ecomposicionais) e toxicológicas, alergenicidade e avaliações nutricionais, econstataram que os milhos transgênicos são seguros e nutricionalmenteequivalentes aos seus homólogos não-GM. 

A soja tolerante aherbicida (A2704-12), submetida à renovação de autorização, foi avaliada combase em relatórios de monitoramento ambiental pós-comercialização, pesquisasistemática e avaliação da literatura, análises bioinformáticas atualizadas edocumentos adicionais ou estudos realizados por ou em nome do requerente. Combase nos resultados, a EFSA concluiu que não surgiram novos riscos, exposiçãomodificada ou incertezas científicas que alterem as conclusões da avaliação derisco original na soja GM. 

Leia as opiniõescientíficas da EFSA sobre o milhoGM e sojaGM para mais detalhes.

Anúncios

Programa de Companheiros Emliderança da Aliança para a Ciência daCornell de 2019

O Programa de Companheirosde Liderança Global de 2019 está aberto para inscrições! Defensores dedicados aoacesso à inovação científica e ambiciosos conectores inter-redes são incentivadosa se candidatarem. O Programa de Bolsas para Liderança Global da CornellAlliance for Science é um curso de treinamento intensivo de 12 semanasrealizado no campus da Cornell University em Ithaca, Nova Iorque, EUA. Ele éprojetado para equipar e capacitar líderes internacionais emergentes que estãocomprometidos em advogar por comunicações baseadas em ciência e acesso àinovação científica para ajudar a enfrentar os atuais desafios enormes desegurança alimentar e sustentabilidade ambiental. 


Saiba mais sobre oprograma: GlobalLeadership Fellows Program 

Se conoscete colleghi o persone che vogliono ricevere questa newsletter è sufficiente far inviare un messaggio e-mail senza oggetto all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org indicando nel testo la frase: “SUBSCRIBE Crop Biotech Network”

Per non ricevere più questa newsletter inviate un messaggio e-mail all’indirizzo  knowledge.center@isaaa.org indicando come oggetto "unsubscribe newsletter".

Sul sito CropBiotech Net (http://www.isaaa.org/kc) trovate le edizioni precedenti di questa newsletter e una ricca documentazione sulle agrobiotecnologie.

Non esitate a contattarci facendoci pervenire i vostri commenti e le vostre opinioni sui prodotti biotech o sulle tematiche correlate inviando un messaggio e-mail all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org