Notícia

Global

Equipe de pesquisa cientifica desenvolve recurso genético muito necessário para melhorar as variedades de trigo

Cientistas do Instituto Médico Howard Hughes (HHMI), a Universidade de Califórnia, Davis nos Estados Unidos, e o Centro John Innes Centre no Reino Unido desenvolveram um recurso genético muito necessário que irá acelerar o estudo das funções gênicas em trigo. O recurso, uma coleção de sementes de trigo para pão e pasta com mais de 10 milhões de mutações genéticas cuidadosamente sequenciadas e catalogadas, está livremente disponível para melhoristas e pesquisadores de trigo.

Trigo é um cultivo importante, mas possui uma característica genética chave que faz com que seja difícil de estudar e manipular. O trigo é poliploide, tem múltiplas cópias do seu genoma em cada célula. O trigo para pastas também tem duas cópias de cada gene e trigo para pão tem três.

Cinco anos atrás, a equipe de pesquisa cientifica induziu quimicamente mutações genéticas aleatórias em milhares de sementes de trigo. Eles desenvolveram um método que permite que eles possam focar numa pequena fração do genoma que codifica proteínas. A equipe sequenciou 400 bilhões de bases de DNA e analisaram 2’375 linhas de mutantes que cresceram das sementes mutagenadas. As sequencias das 2’375 linhas de trigo, estão disponíveis ao público, e mais de 3’000 estoques de sementes foram distribuídas para pesquisadores de trigo ao redor do mundo.

Para maiores detalhes, leia o comunicado de imprensa no website da HHMI. As sequências estão disponíveis no Dubcovsky Lab da Universidade da Califórnia em Davis, e no website Wheat TILLING.


Nova técnica de engenharia genética para ajudar a projetar e estudar sistemas biológicos

Uma equipe que pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em Saint Louis (WUSTL) nos Estados Unidos desenvolveram uma nova técnica para regular a quantidade de proteína que um gene em particular produz. A técnica permitirá que biólogos possam alterar genes com diferentes finalidades, seja o objetivo tornar células em minúsculas fábricas para medicamentos, modificar cultivos para crescerem com limitada disponibilidade de água, ou estudar os efeitos dos genes na saúde.

O Dr. Sergej Djuranovic, professor assistente de biologia celular e fisiologia na WUSTL disse que a nova técnica é “uma caixa de ferramentas universal para modificar a expressão gênica” e permite que cientistas possam regular precisamente quanto uma proteína é produzida por um gene em particular. O processo é simples e inovativo e funciona em tudo, desde bactérias à células de plantas e humanas.

A técnica toma vantagem da tradução de RNAm, um passo essencial na produção de proteínas a partir de DNA. A equipe de pesquisa testou a técnica em bactérias, protozoários, leveduras, plantas, moscas de fruta e células humanas e de rato. Funcionou em todos esses organismos porque a tradução de RNA é um processo evolutivamente antigo existente da mesma maneira em todas as formas de vida.

Para maiores detalhes, leia as notícias de imprensa no WUSTL website.

África

Estudo mostra impactos positivos na adoção de algodão GM na Burquina Faso

O algodão GM reduziu em 2/3 o uso de pesticidas, aumentou o rendimento da produção e reduziu a mão de obra na Burquina Faso. Esse é o resultado de um estudo realizado pela Universidade do Estado de Oklahoma e do L'Institut de l'Environnement et de Recherches Agricoles (INERA) da Burquina Faso, relativos a 6 anos de dados de pesquisa a nível de produtor. Eles também descobriram que o tamanho da fazenda não foi obstáculo na adoção de algodão GM. Todos produtores, independente do tamanho, se beneficiaram significantemente da plantação de algodão GM. Os resultados sugerem que a mão de obra é mais valorizada e eficientemente utilizada nas fazendas de algodão GM que as de algodão convencional.

Mais detalhes sobre as descobertas estão publicados no AgBioForum.

Américas

USDA propõe revisões das regulamentações de cultivos melhorados por engenharia genética

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (da sigla em inglês, USDA) e o Serviço de Inspeção Fitossanitária e de Sanidade Animal (da sigla em inglês, APHIS - Animal and Plant Health Inspection Service) lançaram para pré-publicação uma recomendação para revisar os regulamentos de organismos geneticamente modificados. De acordo com o APHIS, esta será a primeira revisão extensiva dos regulamentos que foram implementados em 1987. Estamos contentes que a proposta do USDA reconhece que algumas aplicações de edição de genes resultam em variedades de plantas que são essencialmente equivalentes a variedades desenvolvidas através de métodos de melhoramento mais tradicionais e trata essas variedades em conformidade", disse Andy LaVigne, Presidente e CEO da Associação Americana de Comércio de Sementes (ASTA). "Embora ainda estejamos revisando a proposta em detalhe, essa abordagem ajudará a agricultura dos Estados Unidos permanecer na liderança da inovação e manter o seu papel de liderança mundial”, ele acrescentou.

Junto com a proposta do FDA (Food and Drug Administration) anunciaram a sua intenção de coletar comentários sobre novas variedades desenvolvidas através de edição de genes.

Para mais detalhes, leia o comunicado de imprensa da ASTA.


Cuba poderá começar a plantar soja e milho Geneticamente modificado na primavera de 2017

Cuba poderá começar a plantar soja e milho em área maior até a primavera de 2017, segundo Mario Estrada, diretor do Centro para Pesquisas Agrícolas de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB). Estrada disse que todos os testes requeridos pelas autoridades cubanas foram cumpridos com êxito. "Estamos atualmente trabalhando na obtenção de novas linhas de milho transgênico, que nos testes de campo experimentais mostraram potencial de rendimento de nove toneladas/ha, bastante próximo dos níveis alcançados nos países lideres nessa produção," disse Estrada. Ele também explicou que Cuba realizou testes com uma soja resistente a herbicidas, que teve um rendimento de até 2.8 tons/ha em testes de campo.

Leia mais sobre isso no Genetic Literacy Project website.


A casa branca anuncia Cuba atualização do Quadro Coordenado para a Regulamentação da Biotecnologia de 2017

A casa branca lançou Atualização para o Quadro Coordenado para a Regulação da Biotecnologia (Atualização de 2017). A atualização de 2017 fornece um resumo abrangente das funções e responsabilidades das três principais agências regulatórias: Environmental Protection Agency - EPA (Agência de Proteção Ambiental), Food and Drug Administration - FDA (Administração de Alimentos e Fármacos), e United States Department of Agriculture – USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) em relação a regulamentação de produtos biotecnológicos.

Junto com a “Estratégia Nacional de Modernização do Sistema Regulatório de Produtos de Biotecnologia que foi publicado em setembro de 2016, a atualização de 2017 fornece um panorama completo de uma estrutura robusta e flexível que proporciona uma fiscalização de todos os produtos de biotecnologia moderna.

Para auxiliar o público e os que atuam no desenvolvimento de produtos biotecnológicos a entender como o caminho regulatório possa parecer, essa atualização do quadro coordenado de 2017 é apresentada de várias formas, inclusive as seguintes:

  • Gráficos que ilustram as funções específicas que cada agência regulatória possui; 
  • Estudos de casos que demonstram como responsáveis pelo desenvolvimento de produtos podem navegar no sistema regulatório; e 
  • Uma tabela detalhada que resume as responsabilidades atuais e a coordenação relevante entre EPA, FDA, e USDA para o controle regulamentar de uma gama de áreas de produtos de biotecnologia.

Para maiores detalhes, leia o artigo no White House Blog.

Ásia e Pacifico

Cientistas do BARI pedem liberação comercial da batata melhorada por engenharia genética em Bangladesh

Após a berinjela-Bt, Bangladesh está pronta para ganhar o seu segundo cultivo biotecnológico. Cientistas do Instituto de Pesquisas Agrícolas de Bangladesh (BARI- Bangladesh Agricultural Research Institute) desenvolveram uma nova variedade de batatas que exibe resistência para a requeima tardia e aplicaram para a sua liberação comercial. A requeima tardia, causada por um ataque de fungo, é uma das doenças mais devastadoras nas batatas. Cada ano produtores em Bangladesh gastam até US$12.8 milhões de dólares americanos na aplicação de 500 toneladas de fungicidas para proteger a batata da requeima tardia. Atualmente, Bangladesh é o 7o maior produtor de batatas no mundo.

Segundo Md Abu Kawochar, um cientista do Centro de Pesquisas de Tubérculos da BARI, os testes regulatórios finais realizados em 6 áreas de Bangladesh durante a temporada anterior da batata mostraram resultados positivos. Então, a aplicação para liberação comercial foi submetida em 29 de dezembro de 2016.

Leia maiores detalhes no website da North Carolina State University e no The Daily Star.

Lembretes de Documentos

Documentos

ISAAA Blog: Tendências das notícia em cultivos de biotecnologia em 2016 (em inglês)

Série Fatos do VIB: Arroz Dourado (em inglês)

Infográficos e ilustrações representações informativas de vários conceitos e dados em cultivos biotecnológicos (em inglês)

Questionário interativo de biotecnologia (em inglês)

Vídeos que apresentam informações baseadas em fatos sobre biotecnologia em formato gráfico e conciso (em inglês).

IPBO e o IIBN lançam o livro: "Innovative Farming and Forestry Across the Emerging World: The Role of Genetically Modified Crops and Trees" (“Agricultura e silvicultura inovadora no mundo emergente: o papel dos cultivos e árvores geneticamente modificados")

Se conoscete colleghi o persone che vogliono ricevere questa newsletter è sufficiente far inviare un messaggio e-mail senza oggetto all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org indicando nel testo la frase: “SUBSCRIBE Crop Biotech Network”

Per non ricevere più questa newsletter inviate un messaggio e-mail all’indirizzo  knowledge.center@isaaa.org indicando come oggetto "unsubscribe newsletter".

Sul sito CropBiotech Net (http://www.isaaa.org/kc) trovate le edizioni precedenti di questa newsletter e una ricca documentazione sulle agrobiotecnologie.

Non esitate a contattarci facendoci pervenire i vostri commenti e le vostre opinioni sui prodotti biotech o sulle tematiche correlate inviando un messaggio e-mail all’indirizzo knowledge.center@isaaa.org